domingo, 7 de outubro de 2007

estudar com Lucas trindade

Além de desenvolver com o aluno um método universal de aprendizagem de leitura e escrita da partitura de bateria, usando conhecimento adquiro de varios professores diferentes com quem teve contato, Lucas desenvolve também um método próprio:

“Com esse método pretendo auxiliar, através do conhecimento que obtive durante alguns anos de prática, o estudo da bateria tendo como objetivos principais estimular o desenvolvimento da liberdade criativa e criar uma consciência em relação ao estímulo físico que o estudo da bateria proporciona ao estudante que chega a conclusâo de que tocar bateira se aproxima muito mais de um esporte do que se imagina. Quero mostrar isso estimulando a prática progressiva desse sistema aliado a exercícios-chaves( retirados de métodos famosos para alcançar elasticidade, flexbilidade, velocidade, independência e controle preciso do tempo utilizando o metrônomo. Esse sistema, que contém conhecimentos vindos da Yoga e que foi projetado com o fim de ser utilizado não só na bateria como também em outros instrumentos inclusive harmônicos e melódicos, pode ser utilizado juntamente com qualquer método. Tendo em vista que a forma com que foi pensado não foi uma forma excludente, o método tem uma facilidade de se incorporar a outros estudos, pois enfoca detalhes do prossesso da prática do estudo que não são abordados normalmente( e sim apenas pelos grandes professores e que nesse assunto não recebem muita atenção). Enfim, é uma forma de auxílio em que se organiza passo a passo a dinâmica do prossesso de aprendizagem.

O método consiste no seguinte:

Sentado à bateria o estudante irá primeiramente praticar os três princípios básicos do método. Eles são: RESPIRAÇÃO, CONCENTRAÇÃO E POSTURA. Logo depois começa-se o alongamento nunca deixando de se preocupar com os três princípios. O que nos leva a se concentrar cada vez mais nos três princípios é a vontade, o V no centro do diagrama. Essa vontade, a vontade de aprender e evoluir é que temos alimentar para que o exercício seja praticado plenamente e assim, o máximo de desenvolvimento seja atingido .

Princípios básicos: respiração, postura, concentração.( centro do diagrama abaixo)

I-alongamento, respiração, relaxamento, concentração.(ARRC)* (ligaçâo vermelha)

II-estudo lento, sem metrônomo ( primeiro estudo).(círculo de cima)

III- ARRC.*(ligação azul)

IV-estudo lento, com metrônomo(segundo estudo).(círculo azul)

V-ARRC.*(ligação vermelha)

VI-estudo aumentando a velocidade lentamente até aguentar sem forçar.(círculo vermelho)

VII-ARRC.*(ligação azul)

Nenhum comentário: